Carteira de Ações e Fundos Imobiliários – Quanto rendeu em 2020?

Quanto rendeu a minha CARTEIRA DE INVESTIMENTOS em 2020? Quanto será que eu recebi de DIVIDENDOS ao longo do último ano? Eu vou abrir a minha carteira com todos os meu ativos em FUNDOS IMOBILIÁRIOS e AÇÕES, e o quanto eles me pagaram de rendimentos ao longo de 2020.

Assista ao vídeo no meu canal no Youtube

7 minutos de leitura

O ano de 2020 proporcionou diversas situações novas aos investidores da Bolsa de Valores. Quedas monumentais de ativos, Circuit Break, incertezas marcaram a vida do investidor em 2020 e mesmo assim há quem tenha conseguido ganhar dinheiro em meio a esta loucura.

No artigo de hoje eu vou abrir a minha carteira de investimentos de 2020, o quanto ela rendeu, quais são os ativos que a compõe e o quanto eu recebi de dividendos. E aí, será que eu consegui ganhar dinheiro em 2020?

AVISO: Este material NÃO é recomendação de compra ou venda de ativos. O intuito desta página é exclusivamente educacional, com o intuito de ensinar a você como se analisar Ações, Fundos Imobiliários e Setores da Economia. Você é quem deve decidir o seu posicionamento em relação às ações da empresa analisada.

CONHEÇA A MINHA LIVRARIA

Carteira de Ações

Em 2020 a minha carteira de ações estava composta por 11 ativos, dos quais eu listo abaixo por ordem de participação na minha carteira:

ATIVO% NA CARTEIRA
ITSA410,14%
MGLU39,69%
B3SA37,46%
ITUB47,46%
EGIE36,55%
BBAS36,22%
BIDI45,96%
MOVI34,79%
BBDC31,69%
TAEE111,15%
SAPR41,07%

Abaixo você confere o meu racional de investimento de cada um destes ativos.

ITSA4

A ITSA4 (ITAÚSA) possui um dos melhores fundamentos na bolsa de valores, além de ser uma das principais pagadoras de dividendos. A ITSA3 ou ITSA4 sempre aparece nas carteiras de recomendações de qualquer casa de análise, seja para investidores iniciantes ou para formar uma carteira previdenciária, tornando-se um ativo importante para o investidor de longo prazo. Eu já fiz um vídeo falando sobre a ITAÚSA, e você pode conferir clicando aqui.

MGLU3

A MGLU3 (Magazine Luiza) é uma das líderes no comércio varejista brasileiro e uma das pioneiras no processo de digitalização, tendo alcançado o estado da arte neste quesito. Por este motivo, a uma das empresas que acumula uma das maiores altas na história da Bovespa, sendo classificado por muitos como “A Amazon Brasileira”. Não é uma empresa que distribui muitos proventos, mas é uma forte geradora de caixa e tem feito boas aquisições de empresas nos últimos anos, aumentando o seu portfólio de produtos e serviços.

B3SA3

A B3SA3 (B3) é também conhecida como Bovespa ou Bolsa de Valores. É a empresa responsável pelo mercado de ações no Brasil, que em 2020 viu a sua base de clientes aumentar em 93%. Sem dúvidas a B3 é um monopólio, afinal é a única empresa no Brasil responsável por negociações de Valores Mobiliários, o que a coloca em uma posição muito favorável. Além disso, é uma empresa que sempre figura na lista de boas pagadoras de dividendos.

ITUB4

A ITUB4 (Itaú Unibanco) é o maior banco privado da América Latina, além de possuir participações em diversas outras empresas, tais como XP Investimentos, Porto Seguro, Rede e muitos outros. O Itaú Unibanco é um banco que possui o maior patrimônio e a maior carteira de empréstimos entre seus pares e também figura na lista das empresas que pagam bons dividendos. Veja aqui o vídeo que fiz com uma análise completa sobre o setor bancário no Brasil.

EGIE3

A EGIE3 (Engie) é a maior geradora de energia elétrica privada do Brasil e também está presente no mercado de transmissão de energia. O setor de energia elétrica é um dos melhores para se investir no Brasil, e a tendência é que haja cada vez mais variedade na área de geração de energia e maior amplitude na área de transmissão. Confira aqui o meu artigo sobre o setor elétrico.

BBSA3

O BBSA3 (Banco do Brasil) é um dos maiores bancos do país, junto com Itaú Unibanco, Bradesco e Santander. O grande diferencial do BBAS3 é ter uma relevante participação no crédito para o agronegócio, atualmente o principal setor da economia brasileira, tornando o BB um importante banco para o setor e garantindo-lhe uma boa carteira de crédito. É outra empresa excelente pagadora de dividendos.

BIDI4

O BIDI4 (Banco Inter) é o segundo maior banco digital do Brasil, atrás apenas do Nubank. O grande diferencial do Inter em relação aos seus pares é o fato dele ser um banco desde 1994 e a partir de 2013 passou a trabalhar como um banco digital. Atualmente o Inter não oferece somente o serviço bancário, mas também possui plataforma de seguros, venda de produtos e investimentos, tornando-se uma solução completa e muito além de um banco.

MOVI3

A MOVI3 (Movida) sempre foi a segunda maior locadora de automóveis do Brasil. A liderança sempre foi da Localiza, que ocupa cerca de 40% do mercado de locação de automóveis e a Unidas ocupava a terceira posição e aos poucos vinha abocanhando uma fatia cada vez maior da Movida, ambas brigando no modelo Low-Cost. Com a aquisição da Unidas pela Localiza, a Movida perdeu o seu principal concorrente e provavelmente experimentará bons resultados nos próximos anos.

TAEE11

A TAEE11(Taesa) é uma das principais transmissoras de energia elétrica do país, sendo uma das queridinhas das carteiras de investimentos quando o assunto é dividendos. Sendo uma das empresas mais seguras do setor, a TAEE11 sempre entra nas carteiras recomendadas de grandes casas de análise. Confira aqui o meu artigo sobre o setor elétrico.

SAPR4

A SAPR4 (SANEPAR) é uma das empresas mais eficientes listadas na Bolsa de Valores. Com ótimos fundamentos, bom histórico de dividendos e atuante em um setor essencial para o consumidor, a SAPR4 é outra empresa que sempre aparece nas recomendações das grandes casas de análise, seja para o investidor iniciante ou para as carteiras de dividendos. Clique aqui e confira o meu artigo e análise completa sobre a SAPR4.

BBDC3

O BBDC3 (Banco Bradesco) é o segundo maior banco privado do Brasil, atrás apenas do Itaú Unibanco, sendo líder no segmento de empréstimo pessoal. Assim como o Itaú, possui negócios em diversos segmentos e sempre é indicado pelas casas de análise ao formularem carteiras de investimento baseado em dividendos e longo prazo. Veja aqui o vídeo que fiz com uma análise completa sobre o setor bancário no Brasil.

CONHEÇA A MINHA LIVRARIA

Carteira de Fundos Imobiliários

Em 2020 a minha carteira de ações estava composta por 11 ativos, dos quais eu listo abaixo por ordem de participação na minha carteira:

ATIVO% NA CARTEIRA
TRXF1112,57%
HCTR119,43%
XPLG118,63%
HFOF114,06%
VISC112,05%
HGBS111,94%

Abaixo você confere o meu racional de investimento de cada um destes ativos.

TRXF11

O TRXF11 é um fundo de tijolo constituído por 43 imóveis, na sua grande maioria, unidades da rede GPA (Grupo Pão de Açúcar), das marcas Pão de Açúcar, Extra e Assaí, sendo todas as aquisições realizadas no modelo Sale and Leaseback, ultrapassando a marca de R$1 bilhão de Patrimônio Líquido. Clique aqui e confira o meu artigo com uma análise completa sobre o TRXF11.

HCTR11

O HCTR11 é um fundo de papel com 100% do portfólio composto por CRIs de desenvolvimento em sua maioria. O fundo é conhecido por pagar altos dividendos, sendo enquadrado na categoria de High Yield, principalmente após a forte alta do índice IGP-M em 2020, o que potencializou os resultados financeiros do fundo e atingindo a marca de Dividend Yield mensal acima de 1,5%. Clique aqui e veja o meu artigo com a análise completa sobre o HCTR11.

XPLG11

O XPLG11 é o segundo maior fundo de logística, composto por 13 imóveis além de um novo que está em fase de desenvolvimento. Durante o período de pandemia, os fundos imobiliários de logística foram fortemente favorecidos graças ao forte crescimento do e-Commerce no Brasil, sendo o XPLG11 quem apresentou a maior taxa de crescimento de preço na categoria. Clique aqui e confira a minha análise completa sobre o XPLG11.

HFOF11

O HFOF11 é o maior Fundo de Fundos (FOFs) listado na Bolsa de Valores, porém o seu preço foi negativamente impactado a partir do mês de Julho/2020, pois muitos cotistas não souberam interpretar a mensagem da gestão e não gostaram da redução dos valores distribuídos em forma de rendimento pelo fundo. Clique aqui e conheça mais detalhes sobre o que aconteceu com o HFOF11 e saiba porque ainda pode ser uma boa investir nele.

VISC11

O VISC11 é um fundo de shopping center, um dos maiores listados atualmente. Durante a pandemia, os fundos de shopping center foram fortemente afetados com o fechamento e redução de horários de funcionamento, o que afetou fortemente seus preços e distribuição de rendimentos. O que para alguns cotistas pareceu ruim, para outros foi uma boa oportunidade de entrar no fundo ou aumentar a sua posição de investimento. Clique aqui e veja a minha análise completa sobre o VISC11.

HGBS11

Assim como o VISC11, o HGBS11 é outro fundo imobiliário de shopping center que também foi fortemente afetado pela pandemia. Atualmente possui o maior portfólio entre os fundos de shopping, além de contar com a Hedge como gestora, sem dúvidas uma das melhores gestoras de fundos atualmente.

CONHEÇA A MINHA LIVRARIA

Rentabilidade da Minha Carteira

No ano de 2020 a minha carteira de investimentos acumulou uma valorização de +10,10% , sendo 25,03% em ações e -11,85% em Fundos Imobiliários. No acumulado de desde 2018, quando iniciei os meus investimentos, a minha carteira acumula alta de 39,91%.

Perceba que o mês de Março foi o mais negativo, com uma forte queda de -28,81%, e mesmo assim eu não me desesperei, não vendi meus ativos, continuei aportando e ainda assim consegui fechar o ano no positivo. Analisando a Carteira de Ações, vemos que esta recuperação é ainda mais impressionante.

Sendo assim, a lição que podemos tirar daqui é a importância de ser paciente e mentalmente estável, pois no longo prazo a bolsa sempre se recupera.

Mas o mais importante disso tudo é saber que a rentabilidade de uma carteira de investimento reflete a valorização do patrimônio investido, mas que não lhe dá qualquer garantia futura, pois esta valorização somente será concretizada no momento que o investidor vende as suas ações ou cotas. Sendo assim, o bom investidor deve focar os seus esforços em escolher boas empresas e pagadoras de bons proventos, para que assim tenha o dinheiro concretizado e possa tomar as suas decisões financeiras. A seguir, vamos conferir os meus rendimentos recebidos em 2020.

CONHEÇA A MINHA LIVRARIA

Meus Dividendos

Para mim, este é o ponto mais importante a se analisar em uma carteira de investimentos, afinal, os dividendos são os resultados concretos recebidos pelo seu dinheiro investido. A Rentabilidade da carteira de investimentos reflete a valorização do patrimônio ao longo do tempo, porém a rentabilidade somente será concretizada no momento que o investidor vender as suas ações. Mas os dividendos é um valor palpável, que o investidor recebe por haver participado do empreendimento, e cabe somente a você decidir o que fazer com este dinheiro em mãos, sendo que o mais aconselhável é reinvestir este dinheiro, para que futuramente a sua capacidade de receber proventos fique ainda maior.

Na filosofia de investimentos no longo prazo e no Buy and Hold, o sucesso do investidor é mensurado pelo quanto a sua carteira paga em proventos. Abaixo vou compartilhar algumas perspectivas diferentes sobre a minha carteira, com o intuito de clarear melhor este conceito.

Dividendos recebidos anualmente

Olhando em uma perspectiva anual, perceba que ano após ano eu recebi mais proventos dos meus investimentos. Em 2018 eu recebi um total de R$ 346,77 , em 2019 R$ 4.483,85 e em 2020 R$ 9.477,48 . Ou seja, entre 2019 e 2020 eu dobrei a quantidade de proventos recebidos, permitindo-me aumentar a minha capacidade de reinvestimento e consequentemente aumentar os valores recebidos futuramente.

Dividendos recebidos semestralmente

Seguindo com a filosofia de analisar o reinvestimento dos proventos para acumular recebimento, repare que o gráfico acima deixa ainda mais evidente quando analisamos pela perspectiva semestral.

O mais interessante de observar é a barra do 1º Semestre de 2021. Apenas no mês de Janeiro/2021 eu já recebi o total de R$ 1.880,04, sendo que no mesmo período em 2020 eu havia recebido um total de R$ 3.904,10 , ou seja, em menos de um mês eu recebi o equivalente a 50% dos proventos recebidos em todo o 1º semestre de 2020.

E como eu cheguei neste resultado: Aportando mensalmente nos meus ativos em carteira e reinvestindo todos os proventos recebidos.

CONHEÇA A MINHA LIVRARIA

Como montar uma carteira de investimentos?

Neste artigo foi possível notar algumas características de boas carteiras de investimentos, seja em ações ou fundos imobiliários:

  • Empresas e FIIs com pouca dívida;
  • Empresas e FIIs que apresentam lucros constantemente;
  • Empresas e FIIs que distribuem bons rendimentos;
  • Empresas e FIIs que estão em setores importantes da economia.

Sobre a mentalidade de investidor, você viu que:

  • É necessário ter disciplina e investir constantemente;
  • É necessário ter paciência para esperar a sua carteira maturar;
  • Evitar vender seus ativos, inclusive em momentos de crise;
  • Saber identificar quando a queda de preços do seu ativo é porque ele perdeu seus fundamentos ou porque é especulação;
  • Aprender a identificar as oportunidades do mercado para comprar mais barato os bons ativos.

E a única maneira de aprender tudo o que foi descrito acima é estudando e praticando. Eu estudo através de livros, blogs e canais do Youtube como o meu. E para praticar, basta abrir a sua conta em uma corretora e começar, pouco a pouco, até você sentir-se confiante e começar a ver os seus investimentos dando frutos (dividendos).

Obrigado pela sua leitura e até o próximo artigo.


Siga o meu blog

Assine a Newsletter e fique por dentro de todas as postagens do meu Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: