Ações do Setor de Saneamento | Em quais ações investir em 2021?

O ano de 2021 pode trazer a “tempestade perfeita” para as ações das empresas do setor de Saneamento.

Assista ao vídeo no meu canal no Youtube

Siga o meu blog

Assine a Newsletter e fique por dentro de todas as postagens do meu Blog

5 minutos de leitura

Durante algumas semanas venho falando sobre a alta da inflação e como você pode proteger os seus investimentos desta alta que deve durar até o início de 2021. Também sobre as expectativas do Banco Central para a alta da inflação dos serviços públicos divulgada na última Ata do Copom, apontando os setores elétrico e saneamento como um dos melhores setores da bolsa de valores para crescer em 2021. No post de hoje vou detalhar um pouco mais sobre as empresas do setor de saneamento listadas na Bovespa (B3SA3).

AVISO: Este material NÃO é recomendação de compra ou venda de ativos. O intuito desta página é exclusivamente educacional, com o intuito de ensinar a você como se analisar Ações, Fundos Imobiliários e Setores da Economia. Você é quem deve decidir o seu posicionamento em relação às ações da empresa analisada.

Consumo de água no Brasil

De acordo com o estudo realizado pelo Trata Brasil, 83,62% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada, totalizando 35 milhões de pessoas sem acesso a este bem, sendo as regiões Sul e Sudeste do Brasil com os melhores índices de abastecimento e as únicas acima dos 90% da população atendida. O consumo médio no país é de 154,9 litros por habitante/dia.

Consumo de esgoto no Brasil

Ainda de acordo com o estudo, apenas 53% dos brasileiros possuem acesso à coleta de esgoto, deixando cerca de 100 milhões de pessoas sem acesso a este serviço. A região Sudeste possui 79,21% da sua população com acesso ao esgoto coletado. As outras regiões possuem 50% ou menos da parcela da população assistida com este serviço.

Novo Marco Legal do Saneamento

Em 15/07/2020 foi sancionado pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro o novo Marco Legal do Saneamento Básico, cujo principal objetivo é universalizar a prestação de serviço no setor, com meta de até 2033 garantir que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e coleta de esgoto.

Um dos principais trunfos desta lei foi permitir a abertura do mercado para empresas privadas entrarem no setor, até então dominado apenas por empresas públicas estaduais, tais como SABESP, SANEPAR e COPASA. Agora haverá processos de licitação para que haja maior concorrência através da concessão de áreas urbanas.

Porém o projeto ainda sofre um impasse na Câmara Federal, pois 12 trechos do projeto foram vetados durante a sanção presidencial, causando muita intriga entre deputados e senadores. Os dois pontos mais polêmicos foi o veto à renovação dos contratos de serviços das estatais de água e saneamento por mais 30 anos sem licitação (o que acabaria com a possibilidade de concorrência no curto prazo) e o trecho referente às empresas de resíduos sólidos. Sendo assim, ainda é necessário esperar para vermos quais serão os reais impactos desta lei dentro do setor.

Empresas de Saneamento na Bolsa

Atualmente somente a SABESP (SBSP3) está listada no índice Bovespa (IBOV11) das empresas do setor de saneamento na bolsa de valores, representando 0,888% do total do Ibovespa.

As outras empresas do setor são a SANEPAR (SAPR3 / SAPR4 / SAPR11) e a COPASA (CSMG3).

Dividendos Empresas de Saneamento

As empresas do setor de saneamento são conhecidas como um dos melhores pagadores de dividendos na bolsa de valores. Abaixo você pode conferir o dividendo das empresas do setor de saneamento nos últimos 5 anos e o que você pode esperar delas para os próximos anos:

SAPR3 / SAPR4 / SAPR11

Fonte: https://statusinvest.com.br/acoes/sapr3

SBSP3

Fonte: https://statusinvest.com.br/acoes/sbsp3

CSMG3

Fonte: https://statusinvest.com.br/acoes/csmg3

Como podemos ver, nos últimos 5 anos as três principais empresas do setor de saneamento (SAPR3 , SBSP3 , CSMG3) pagaram dividendos, o que significa que elas tiveram lucros constantes.

O que esperar para os dividendos em 2020?

Ao que tudo indica a distribuição de dividendos pelas empresas do setor de saneamento deve ficar reduzida ou talvez não haja distribuições enquanto perdurar o estado de pandemia no Brasil, pois as empresas necessitarão acumular maiores valores em caixa para se proteger de possíveis aumentos nos índices de inadimplência nos próximos meses, além do fato de governos provavelmente limitarem a distribuição de dividendos aos acionistas durante o estado de pandemia. Isto é positivo para evitar que políticos criem leis aumentando a cobrança de impostos destas empresas.

Porém, assim como é esperado para os setores elétrico e bancário, os valores represados em caixa durante o ano de 2020 poderão ser refletidos em dividendos maiores para 2021.

Setor Defensivo

O setor de saneamento é considerado um dos setores mais defensivos para os investidores, principalmente para o investidor iniciante. Os serviços prestados são essenciais para todos afinal, ninguém vive sem fornecimento de água e coleta de esgoto (para quem tem o serviço), as principais empresas de água e esgoto são estaduais e sem concorrentes e estas empresas apresentam lucro constante e pagam bons dividendos. Abaixo coloco os gráficos referentes ao Balanço Patrimonial das Sanepar (SAPR3), Sabesp (SBSP3) e Copasa (CSMG3).

SAPR3

SBSP3

CSMG3

Repare nas imagens acima que no Balanço Patrimonial de cada empresa a linha azul referente aos ativos cresce em maior proporção do que a linha vermelha referente aos passivos. Isto significa que estas empresas estão conseguindo gerar mais receita com menos custos, aumentando o seu nível de eficiência para gerar lucros.

Setor de Saneamento Vale a Pena ?

Quem deve responder esta pergunta é você, caro investidor. Como pudemos ver durante este post, o setor elétrico apresenta diversas vantagens como altos dividendos, previsibilidade e diversificação de empresas listadas na Bovespa.

Devido à pandemia, o ano de 2020 tende a não ser muito positivo para o setor de saneamento. Governos proibiram as empresas de cortarem o serviço de fornecimento em caso de inadimplência e também o reajuste da tarifa de serviço. Estas ações devem impactar as receitas destas empresas e a distribuição de dividendos para 2020. Porém, o Banco Central reconhece uma alta da inflação sobre Preços Administrados para 2021 e 2022, alta esta acima do IPCA previsto para os respectivos anos. Isto significa que provavelmente teremos alta nos preços destes serviços, que serão repassados aos consumidores e trarão mais receitas para estas empresas.

Sendo assim, 2021 pode ser um bom ano para as ações das empresas do setor de saneamento, pois vemos que as empresas melhoram a sua eficiência ano após ano, possuem receita garantida e com reajustes tarifários previstos, e distribuem bons dividendos aos acionistas.


Siga o meu blog

Assine a Newsletter e fique por dentro de todas as postagens do meu Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: