CMIG4 ELET3 SAPR4 | Por que 2021 pode ser um bom ano para INVESTIR em estatais na Bovespa?

Última ata do Copom aponta um cenário de inflação maior para os serviços públicos em relação ao IPCA, trazendo possibilidades de reajustes e ganhos reais em 2021 para as estatais brasileiras listadas na Bovespa

Assista ao vídeo no meu canal no Youtube

Siga o meu blog

Assine a Newsletter e fique por dentro de todas as postagens do meu Blog

3 minutos de leitura

As últimas notícias não tem sido muito animadoras para o Brasil. O mês de Setembro começou repercutindo fortemente a alta dos preços do arroz e os últimos dias tem sido pautados pelas polêmicas envolvendo o programa Renda Brasil, dando o tom para o que nos espera para o mês de Outubro.

Antes de contar por que eu acredito que 2021 será um bom ano para investir em algumas empresas estatais do setor elétrico e do setor de saneamento, eu preciso te explicar em qual contexto eu cheguei a esta conclusão.

AVISO: Este material NÃO é recomendação de compra ou venda de ativos. O intuito desta página é exclusivamente educacional, com o intuito de ensinar você sobre análise de empresas e mercado. Você é quem deve decidir o seu posicionamento em relação ao Fundo.

O que é Copom?

O Copom é o Comitê de Política Monetária, órgão do Banco Central do Brasil e responsável por reunir-se a cada 45 dias e definir a taxa básica de juros do Brasil, também conhecida como Taxa Selic. Durante estas reuniões eles discutem projeções e o racional para definir a taxa básica de juros e emitem uma ata, conhecida como Ata do Copom

Ata do Copom

Em 22/09/2020 o Copom divulgou a sua ata referente à 223ª Reunião, ocorrida entre os dias 15-16 de Setembro de 2020. Nesta ata constam 24 tópicos divididos em 4 sessões relatando o teor da reunião e as projeções para 2021 e 2022. Dos 24 tópicos, os que chamam a atenção para o que eu quero tratar neste post são:

4. As expectativas de inflação para 2020, 2021 e 2022 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 1,9%, 3,0% e 3,5%, respectivamente.

6. No cenário híbrido, com trajetória para a taxa de juros extraída da pesquisa Focus e taxa de câmbio constante a R$5,30/US$2, as projeções de inflação do Copom situam-se em torno de 2,1% para 2020, 2,9% para 2021 e 3,3% para 2022. Esse cenário supõe trajetória de juros que encerra 2020 em 2,00% a.a. e se eleva até 2,50% a.a. em 2021 e 4,50% a.a. em 2022. Nesse cenário, as projeções para a inflação de preços administrados são de 0,0% para 2020, 4,3% para 2021 e 3,7% para 2022.

No tópico 4, o Banco Central projeta o IPCA para 2020, 2021 e 2022 no melhor cenário. No tópico 6, o Banco Central faz projeções para a inflação de PREÇOS ADMINISTRADOS. Para quem não sabe, Preços Administrados são os preços praticados pelas empresas estatais de serviços como energia elétrica, água e saneamento, estradas e outros, seja por meio de atuação direta ou concessões. Ao observar os dados, vemos que em 2020 a inflação de preços administrados é igual a 0,0%, pois o governo Federal e governos estaduais não autorizaram o alterações dos preços nos serviços das estatais, bem como houve normas para, em alguns casos, não permitir a interrupção dos serviços por falta de pagamento pelos usuários.

Mas para 2021 e 2022 o cenário é diferente. A inflação projetada dos preços administrados é superior ao IPCA, sugerindo um provável aumento nas tarifas de luz, água e esgoto acima da inflação, e é neste cenário que algumas as empresas estatais podem se valorizar para 2021 e 2022.

Setor Elétrico

O setor elétrico na Bovespa (B3SA3) conta com empresas estatais como Eletrobrás (ELET3), CEMIG (CMIG4) e COPEL (CPLE6). Além disso empresas privadas como a Engie (EGIE3), Taesa (TAEE11) e outras do setor elétrico podem se beneficiar, pois no momento que o governo autorizar estes aumentos de preço, as organizações privadas também tendem a subir os seus preços para acompanhar o mercado, uma vez que elas também foram afetadas durante a pandemia. Abaixo coloco o comparativo entre estas empresas realizado no site Status Invest:

Fonte: https://statusinvest.com.br

Setor de Saneamento

Empresas como COPASA (CSMG3), SABESP (SBSP3), SANEPAR (SAPR4) podem se beneficiar desta projeção feita pelo Banco Central. Olhando um comparativo na ferramenta Status Invest, podemos ver qual destas empresas podem fazer parte de uma carteira de investimentos.

Para ambas as projeções temos que considerar o cenário desafiador que temos adiante: Provável aumento da inflação para 2021 com aumento ainda maior para a inflação dos serviços públicos, ritmo de avanço das reformas tributária e administrativa bastante lentos e retomada da economia e dos empregos também lento.

Sendo assim, é importante optar por empresas mais eficientes e menos endividadas, pois há uma grande chance de aumentar os índices de inadimplência para estas empresas em 2021 caso o cenário acima se confirme.

E você, já investe ou pretende investir em alguma destas empresas? Já está planejando os seus investimentos para 2021? Você concorda com as projeções deste post? Responda abaixo nos comentários e até a próxima!


Siga o meu blog

Assine a Newsletter e fique por dentro de todas as postagens do meu Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: