Dica de Leitura: Tesouro Direto: a nova poupança

Publicado em 2016 por Marcos Silvestre, o livro é uma ótima maneira de aprender a organizar as suas finanças e dar os seus primeiros passos como investidor

Assista ao vídeo no meu canal no Youtube


Tesouro direto: a nova poupança – Marcos Silvestre

Clique aqui para adquirir o livro


3 minutos de leitura

No meu post anterior eu expliquei sobre os riscos para o seu dinheiro com o aumento da inflação e apresentei 5 formas de proteger os seus investimentos em 2020, citando o Tesouro IPCA como uma das formas de proteger os seus investimentos sobre esta alta.

Com linguagem didática e simples, Marcos Silvestre (o “Profe”) nos ensina muito mais do que apenas investir no Tesouro Direto. Antes ele nos ensina a projetarmos os nossos sonhos e desejos financeiros, traçar planos e metas de acordo com nossas realidades, organizar e as nossas finanças e por último, sobre como investir no tesouro direto. É um livro bastante recomendado para pessoas que desejam aprender a organizar as suas finanças e multiplicar o seu patrimônio, principalmente se você nunca o fez e não sabe por onde começar.

Para mim o livro foi um verdadeiro divisor de águas em minha vida como investidor. Em 2016 eu acabara de regressar ao Brasil após 2 anos vivendo e trabalhando em Mallorca/Espanha, e como Gerente de Negócios da empresa que eu trabalhava na época, passei a ter contato diário com as finanças e planejamentos estratégicos da empresa. Então um dia pensei: “Por que não fazer o mesmo com a minha vida financeira?”. Desde cedo eu aprendi a organizar as minhas finanças, mas nunca soube investir e multiplicar e foi aí que o livro Tesouro direto: a nova poupança apareceu em minha vida.

Com 188 páginas e dividido em 8 capítulos, o livro segue uma linha de raciocínio bastante coerente, semelhante ao material de um curso. Ao final de cada capítulo, uma síntese é apresentada para que o leitor não perca o fio da meada e saiba exatamente encontrar os elos de ligação entre cada capítulo. O livro apresenta comparações feitas entre os títulos do Tesouro Direto (Tesouro IPCA, Tesouro SELIC, Tesouro pré e pós fixado) e outras modalidades de investimento em Renda Fixa (Popuança, LCI, LCA, CDB, Debêntures), trazendo parâmetros bastante realistas de possibilidades de ganhos e riscos envolvidos, também conhecido como fator Risco x Retorno, ensinando de forma detalhada como o investidor deve selecionar o melhor tipo de investimento para si. Também existe um capítulo somente dedicado ao planejamento financeiro, com números e objetivos bastante realistas, sem aquela história de “você estará milionário em um ano”.

O grande mérito do livro, sem dúvidas, foi aproximar o leitor de novas modalidades de investimentos. No capítulo 5 o livro ensina a abrir uma conta em uma Corretora de Valores para que você possa escolher e adquirir os títulos públicos do Tesouro Direto. Com isto, você passa a estar mais próximo dos investimentos em Renda Variável (ações, fundos imobiliários, bdr), então passar a investir em Renda Variável é uma questão de tempo e confiança. No meu caso, foram necessários 2 anos para adquirir confiança e conhecimento para comprar as minhas primeiras ações na Bolsa de Valores. Em 2016 ainda não se falava em Bolsa de Valores com tanta frequência e em 2018 o movimento estava começando a ganhar força. Até agora, 2020 é o auge da Renda Variável, pois as possibilidades estão muito melhores para quem deseja iniciar os seus investimentos:

  • O conhecimento ficou muito mais acessível;
  • As tecnologias mobile melhoraram, dando mais acessibilidade aos investidores;
  • Zero taxas. Até 2019, diversas corretoras e bancos cobravam altas taxas de manutenção ou corretagem sobre os seus investimentos;
  • Surgiram novas Casas de Análise (Researches), com valores de relatórios muito acessíveis;
  • Surgiram diversos novos cursos e conteúdos nas redes sociais. Eu sou um destes.

Seja para aprender o que é o Tesouro Direto, seja para aprender a organizar as suas finanças ou seja até mesmo para usar como ponte para começar na Renda Variável, o livro Tesouro direto: a nova poupança é uma leitura bastante recomendada e garanto que lhe agregará bastante conhecimento de alto valor.

Tesouro direto: a nova poupança – Marcos Silvestre

Siga o meu blog

Assine a Newsletter e fique por dentro de todas as postagens do meu Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: